
iogurte ou leite
fermentado
iogurte ou leite
fermentado

Iogurte ou Leite fermentado?
A maioria das pessoas sabe o que é um iogurte, mas o mesmo não sucede com o leite fermentado.
Inclusivamente, muitas vezes quando pensamos que estamos a consumir um iogurte, na realidade podemos estar a consumir um leite fermentado. Sabe qual é a diferença? Nós explicamos.
O que significa Leite Fermentado? O leite fermentado é o produto coagulado obtido por fermentação láctea devido à ação de microorganismos específicos sobre o leite e produtos lácteos, devendo a flora estar viva e abundante no produto final.
Já o iogurte é o produto coagulado obtido por fermentação láctica devido à ação exclusiva do Lactobacillus delbrueckii subsp bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite e produtos lácteos, devendo a flora específica estar viva e abundante no produto final. Ou seja, para termos um iogurte, o processo de fermentação deve ser feito em exclusivo pelos microorganismos anteriormente referidos. Por outro lado, o leite fermentado terá na sua composição uma combinação bacteriana diferente daquela presente num iogurte, podendo conter apenas um dos fermentos usados no iogurte, ou combinações dos mesmos com fermentos distintos adicionais.
Tanto o iogurte como o leite fermentado são assim produtos obtidos por fermentação do leite, residindo a diferença nas culturas específicas usadas para efetuar essa mesma fermentação. Podemos no fundo dizer que um iogurte é na realidade um tipo muito específico de leite fermentado.
Atualmente, um tipo muito comum de leite fermentado encontrado no mercado são os leites fermentados com Bifidus (que para além dos fermentos tradicionais do iogurte contêm ainda bifidobactérias). Outros exemplos de leites fermentados são por exemplo o Skyr e o Kefir – ambos leites fermentados que contêm combinações de múltiplos organismos vivos que não apenas os dos característicos do iogurte.
A utilização de diferentes microorganismos vivos tem duas razões principais: por um lado são usados pela sua capacidade fermentativa (ou seja, pela sua capacidade de transformar leite em iogurte/leite fermentado e por conferir ao produto mais ou menos aroma, acidez e textura) e por outro, pelas suas qualidades probióticas (ou seja, pela sua capacidade de desempenharem um efeito benéfico sobre diferentes aspetos da nossa saúde).