Como preservar as qualidades

Nas compras

Quando for fazer as suas compras, opte por deixar para o final a seleção dos iogurtes e congelados, uma vez que são produtos refrigerados. Desta forma estará a diminuir o tempo que ficam expostos a temperaturas superiores às adequadas.
Caso não vá imediatamente para casa após ter feito as compras, utilize um saco isotérmico para transportar os iogurtes (e outros produtos refrigerados e congelados).
De qualquer forma, tente reduzir ao máximo o período entre a compra e o armazenamento dos iogurtes no frigorífico.

Em casa

Ao guardar os iogurtes, reserve as prateleiras superiores do seu frigorífico para todos os laticínios – leite – só depois de aberto, queijos e, claro, iogurtes.
Uma das mais valias do iogurte é a sua durabilidade, que é superior, por exemplo, que a do queijo fresco. Tente consumir os iogurtes sempre dentro do prazo indicado na embalagem, mas caso não consiga fazer, saiba que não é necessário deitar fora os produtos, pois eles aguentam mais tempo em perfeitas condições. Analise sempre a cor, o cheiro e a textura antes de consumir.
Se preferir as embalagens de maiores dimensões, que não são de consumo individual e imediato, mas de consumo contínuo, deve dar maior destaque à data de abertura em detrimento da data de validade.
Para ajudar, pode colocar uma etiqueta ou anotar no produto, a data de abertura.
Respeite as orientações presentes no rótulo para saber até quantos dias pode manter a embalagem aberta.